O que é um infoproduto?

Aprenda tudo sobre como lançar um infoproduto utilizando checklists e baixe o nosso Guia Definitivo Para Fazer Seu Primeiro Lançamento Digital de Sucesso!

Quando o foco principal é construir uma reputação digital e chegar ao posto de autoridade em um determinado assunto, a principal pergunta a se fazer é: o que você tem a oferecer?

Se você não tem clareza sobre o que é exatamente isto, a resposta é muito mais simples do que parece. O infoproduto é um determinado material de alto valor onde você colocou sua propriedade intelectual como forma de ajudar no aprendizado de outra pessoa.

Tutoriais, cursos, vídeoaulas, e-books, podcasts, softwares, guias digitais e uma série de outros conteúdos voltados a ensinar o assunto sobre o qual você tem domínio a outras pessoas que buscam aprendizado via internet.

Para saber ainda mais sobre como desenvolver e fazer um lançamento incrível sobre seu infoproduto, segue comigo e confere os tópicos abaixo:

Como desenvolver um infoproduto de alta relevância

Os principais objetivos das pessoas ao navegarem na internet é se relacionar, trocar experiências e alcançar aprendizados. E nesta relação, a ideia de oferecer um infoproduto se encaixa perfeitamente.

Desenvolver seu infoproduto pode ser mais fácil do que você imagina. Defina o principal assunto que você domina e tente documentar todas as diferentes etapas para ensiná-lo da maneira mais didática possível.

Escreva o máximo de informações, defina as principais etapas e separe o assunto em tópicos. Não importa se isto será transformado em um vídeo, um podcast ou e-book. Organizar tópicos será fundamental para entender quais são seus pontos fortes ou fracos sobre o assunto.

Dentro do assunto que deseja ensinar, identifique os pontos sobre o qual não dispõe de domínio suficiente e procure por outros influenciadores que possam complementar seu conhecimento.

Leia o máximo de e-books e veja quantos vídeos puder para reforçar suas deficiências. Documente o aprendizado nos tópicos que precisam de reforço.

Além disso, é importante que você passe confiança e domínio sobre o que deseja oferecer. Mostre o quanto você deseja que as pessoas encontrem no seu infoproduto exatamente aquilo que elas precisam.

Quais são as principais vantagens dos infoprodutos

Para produzir um infoproduto você não precisa de muito. Basta documentar a ideia e ter noções básicas sobre diagramação de textos ou editores de vídeos para transformá-la em tema de seu e-book, vídeo, infográfico, podcast ou outro material rico.

O armazenamento pode ser realizado em um bom sistema em nuvem e sua distribuição é facilmente feita por meio de links que dão acesso ao download. Ou seja, não é preciso armazená-los nem mesmo em seus dispositivos, o que valoriza ainda mais sua praticidade.

Entre as principais vantagens de criar um infoproduto, estão:

Baixíssimo custo;
Você dependerá basicamente de seus conhecimentos e experiências;
Expandir sua presença no seu segmento de negócios;
Podem oferecer lucros de quase 100% em cada venda.
Esta última opção é uma ótima possibilidade para quem deseja lucrar com a viabilização de cursos e vendas de software, por exemplo.

Entretanto, o seu infoproduto pode ser também uma ótima oportunidade de conquistar dados de contato do público interessado e, a partir disto, construir uma rede sólida com leads para se beneficiar de relacionamentos a longo prazo.

Por que criar um infoproduto é fundamental para sua carreira como influenciador

Na internet, há uma grande demanda de pessoas buscando por soluções dos mais diversos tipos. E, não tenha dúvidas, muitas delas estão genuinamente interessadas sobre o que você tem a oferecer.

Criar um infoproduto de qualidade relevante é o primeiro passo para começar a construir sua reputação como autoridade no assunto.

Compreender que este é o primeiro passo para você se relacionar com seus futuros leads de maneira positiva é fundamental.

E nisto, sempre vale reforçar todo o seu empenho para transmitir conhecimento e, assim, as pessoas reconhecerem o quanto você pode estar contribuindo de maneira construtiva para ajudá-las a aprender sempre mais.

É desta maneira que você será visto como uma autoridade no assunto em questão e, naturalmente alcançar cada vez mais personas interessadas no infoproduto oferecido.

Entretanto, apenas criar seu infoproduto e deixá-lo à deriva para ser descoberto pode não ser suficiente. No próximo tópico, veremos algumas estratégias importantes que alavancarão a divulgação e farão toda a diferença para os seus objetivos.

Como fazer com que seu infoproduto seja um sucesso

A fase de lançamento é a principal etapa para valorizar seu infoproduto. Esta fase envolve uma série de cuidados especiais com o planejamento sobre os formatos de divulgação, relacionamento com o público e a mensuração de resultados.

Um bom plano de negócios será de fundamental importância para alcançar seus grandes objetivos – seja crescendo em vendas ou ganhando terreno como influenciador digital.

Para isso, separamos 4 dicas valiosas que farão toda a diferença:

1 – Segmente ao máximo os possíveis leads

Em algum momento, ao participar de cursos, encontros e outros tipos de eventos, você conheceu parceiros que, provavelmente, tinham interesses similares aos seus.

Ao criar o seu blog para discutir assuntos de seu segmento de negócio, provavelmente também angariou alguns bons leads com interesse potencial no seu infoproduto.

Para utilizar estes contatos a favor, o ideal é utilizar uma boa ferramenta de e-mail marketing para segmentar ao máximo estes contatos e construir e-mails com layouts simples e mensagem direta para falar do material rico que está disponibilizando.

É fundamental que você tenha o cuidado de enviar estes e-mails apenas para os contatos que lhe autorizaram. Caso contrário, além de sua mensagem ir para o filtro de SPAM, você ainda poderá arranhar sua imagem entre os potenciais clientes.

2 – Divulgue o material a todo vapor em seus canais pessoais

Utilize seu blog, site e redes sociais a todo vapor. Crie postagens criativas sobre os assuntos que tenham alguma relação com o produto oferecido e, se possível, crie mídias segmentadas para atrair o público. Este será o início da construção de uma rede de alto valor com seus leads.

3 – Ofereça amostras grátis

A ideia de se beneficiar com algo grátis agrada a maioria das pessoas. E isto também poderá ser ótimo para construir sua reputação.

Quanto mais pessoas se interessarem em conhecer um formato resumido de seu infoproduto, maiores serão as chances delas se interessarem pela qualidade do material e deixar seus dados de contato para receberem ou comprarem o modelo completo.

4 – Garanta um lançamento de sucesso

Após divulgar seu infoproduto entre o público potencial e criar grandes expectativas, é hora de garantir que o lançamento seja estrondoso.

Para isto, será necessário seguir cuidadosamente um planejamento estratégico que começa no posicionamento e segue até o pós-vendas.

E, para isto, um bom checklist será fundamental. Este documento garantirá que o lançamento de seu produto seja realmente incrível.

Para ter seu checklist já pronto e completo, basta baixar agora mesmo o nosso Guia Definitivo Para Fazer Seu Primeiro Lançamento de Sucesso. Neste e-book, você encontrará um planejamento perfeito para alavancar o seu infoproduto e começar a construir sua reputação como autoridade.

E então, gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida sobre o que é um infoproduto? Deixe seu comentário abaixo!

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